12 jul 5 DICAS PARA FORMAR E GERENCIAR UMA EQUIPE DE SUCESSO
Vamos apresentar 5 dicas essenciais para uma equipe de sucesso. A atenção dos líderes (gestores, chefes) deve se dar desde as primeiras etapas do recrutamento e da seleção da equipe, prolongando-se no ingresso e na coordenação de seus colaboradores.
DICA 1. Mapeie e desenvolva continuamente as competências e habilidades necessárias.
Os líderes de vendas devem elaborar um estudo sobre quais competências e habilidades são desejáveis para cada função de sua equipe. Isso interferirá na forma como os profissionais são selecionados, recrutados, treinados e gerenciados. Por sua vez, o líder deve também conhecer e desenvolver as competências e habilidades que são necessárias para o seu crescimento profissional.
DICA 2. Tenha uma estrutura mais horizontal e flexível em seu setor.
Verifique se os líderes estão distribuídos da melhor forma possível pelos vários canais de sua empresa. A preferência deve ser por menos níveis hierárquicos e por equipes mais enxutas e dinâmicas. A equipe deve estar treinada para entender da melhor forma o funcionamento de sua área dentro da empresa. A empresa deve desenvolver uma cultura de flexibilidade e ter facilidade de realocar pessoas.
DICA 3. Vivencie e ajude sua equipe a vivenciar a missão, a visão, os valores e o “core business” de sua empresa.
Para resumir, podemos dizer que o “core business” define o negócio central da Organização, a “missão” define a sua tarefa diante do mercado e da sociedade, a “visão” enuncia de forma genérica um lugar no futuro que desejamos alcançar no longo prazo e os “valores” são as crenças e princípios que pautam cada uma das ações da Organização e de seus colaboradores. A equipe deve conhecer bem a definição desses quatro elementos da identidade organizacional da empresa. Mais do que conhecê-los, a equipe deve vivê-los. E essa vivência só é possível quando a liderança e demais profissionais de fato os praticam nas suas atividades diárias. Os profissionais devem conhecer também a sua empresa, os seus produtos, a concorrência e as necessidades de seus clientes.
DICA 4. Desenvolva equipes de profissionais multifuncionais e autogeridos.
A melhor equipe é aquela que exige menos controles rígidos externos da parte de superiores hierárquicos. Em vez de autoritarismo, o líder deve procurar desenvolver sua equipe para que ela tenha mais conhecimento e seja mais autônoma. Isso é possível com bons treinamentos, inclusive de consultorias externas. O foco maior deve ser nos resultados e nos processos, não necessariamente no controle rigoroso (e tenso) de cada pequeno passo dos membros da equipe. Dependendo do tipo de negócio, é possível também dar às equipes e aos profissionais uma relativa liberdade para se autogerirem, acompanhando mais os resultados e menos os procedimentos.
DICA 5. Cada colaborador deve ter conhecimento e ferramentas para a organização de seu trabalho e para o planejamento do seu tempo.
Esta dica vale para toda a força da empresa e para os seus líderes. O profissional deve organizar e planejar seu tempo, de modo que consiga eleger prioridades pessoais e táticas pessoais para fazer as visitas certas, no momento certo e na abordagem correta. Com base nesses conhecimentos, o próprio profissional pode fixar suas metas pessoais (para atingir as metas que a empresa fixou para ele), como, por exemplo, no setor de vendas, fixar uma meta de visitas para o mês (para a semana etc.), fixar o número de visitas que precisará fazer até fechar sua primeira venda com um grande cliente, estipular a taxa de conversão de vendas para cada linha de produtos etc. A empresa deve fornecer treinamentos, ferramentas (como Planos de Ação) e o acompanhamento dos líderes; isso tudo pode ser desenvolvido com o apoio de uma consultoria especializada.
Fundadora e Idealizadora da empresa Niké Gestão Humanista, formada em Psicologia pela Universidade Positivo, Pós-Graduada em Psicologia Organizacional pela FAE Business School, Life & Professional Coach pelo Instituto Próspera e Executive Business Coach pela Sociedade Brasileira de Coaching, ministra aulas para cursos de Pós-Graduação na área de Psicologia.
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