Para onde você vai?

Para onde você vai?

Para quem não sabe, qualquer caminho serve!

– O senhor pode me ajudar? Diz Alice.

– Claro – Responde o Gato.

– Para onde vai essa estrada?

– Para aonde você quer ir?

– Eu não sei. Estou perdida.

– Para quem não sabe para aonde vai, qualquer caminho serve”

Utilizei desse diálogo do filme Alice no País das Maravilhas para abordar um tema de extrema relevância para conquistar a realização, porém, na maioria das vezes, esquecido.

Esse texto fala sobre o Caminho. E falar disso é um tanto interessante e muitas vezes óbvio, porque, desde o dia em que nascemos estamos percorrendo um caminho, dentro deste espaço e tempo, o qual costumamos chamar de Vida.

Agora, meu amigo, vem a parte óbvia, você está percorrendo um caminho e eu também, mas você sabe exatamente que caminho é esse?

Aí vem a parte interessante: mesmo fazendo isso, na maioria das vezes não nos damos conta do nosso movimento. Parecemos estar paralisados em apenas um determinado momento, utilizando da memória para acessar o passado e da imaginação para acessar o futuro, sem nenhum poder sobre o que aconteceu ou virá a acontecer. Isso porque estamos caminhando neste Senhor chamado Tempo, ao qual não temos domínio. Ou seja, ele vai passar, queiramos nós ou não. E é aí que vem a boa:

Você pode ter domínio sobre o Caminho que quer construir.

Sim, você pode escolher, você é o Senhor do Caminho. E estou incluindo também o passado.

Como assim?

Pois eu tenho a melhor notícia que você poderia ler até aqui: você foi o Senhor do Caminho que trilhou até aqui, só que não estava consciente do seu papel. Achou que era um mero coadjuvante das circunstâncias que se apresentaram no seu Caminho. Que é o que mesmo?

A sua vida! Uau! Coadjuvante da própria vida. Você optou por dar aos fatores externos o poder de decidir para onde ir. Entretanto, você não foi o coadjuvante, você foi o autor, mesmo sem querer, e está na hora de assumir essa responsabilidade.

Proponho para você agora um importante exercício para começar a mudar o seu papel:

  1. Se coloque como Senhor do seu Caminho e visualize a sua vida como foi até esse momento. Como se você estivesse vendo tudo de cima, suas conquistas, derrotas, alegrias e dores.
  2. Imagine que você está na frente da tela assistindo um vídeo. Você tem o poder de mover a barra de reprodução para onde quiser: dá o play, volta alguns segundos para verificar algo que passou despercebido, retorna ao presente, congela a tela e, ainda, pode percorrer para as imagens que estão lá na frente, ver o futuro. Sou o Senhor do meu futuro?

Sim, você é! As suas escolhas passadas te trouxeram até aqui. Suas próximas escolhas determinarão o teu futuro. Entretanto, como saber qual Caminho percorrer se não sei aonde quero chegar?

Neste ponto voltamos ao diálogo do filme: “Para quem não sabe para onde vai, qualquer caminho serve. ” E no final, quando olhar para trás, qualquer vida também serviu?

É aí que vem o principal ponto: é fundamental saber o que você deseja conquistar. E quando falo conquistas, não me refiro apenas a bens materiais, mas, principalmente, a pessoa que você quer se tornar. Vamos utilizar, outro exemplo muito latente em nossas vidas atualmente.

Você já deve ter ouvido diversas vezes que “ quem planta colhe” e coisas afins. Porém, você já se deu conta de que, a cada atitude sua, está plantando uma nova semente? E que você vai colher exatamente o fruto da semente que plantou? Se eu plantei preguiça para exercícios não vou colher músculos definidos. Papo reto, óbvio, preto no branco. E a grande questão é: você sabe o que está plantando? Ou está somente jogando sementes ao vento rezando para que dê algum fruto doce?

Então, a resposta para a primeira pergunta que deve ser feita está lá no final do vídeo da sua Vida:

  1. O que acontece no final? O que EU QUERO que aconteça no final? Um meio fácil de identificar essa resposta é se perguntar: qual eu quero que seja meu epitáfio? O que estará escrito no meu túmulo quando eu morrer? “Aqui jaz aquele que deixou as suas decisões nas mãos dos outros. ” “Aqui jaz a tal pessoa que ficou cega por suas emoções. ” “Aqui jaz aquele que trabalhou, se esforçou e não chegou em lugar nenhum.” Obviamente, não adianta colocar todo o seu esforço e energia em algo que não trará o resultado que você deseja.

Para onde eu quero ir? E mais importante: para que. A pergunta para que é fundamental, pois é ela que trará o significado, o propósito, para aquilo que você deseja alcançar e, da mesma maneira, trará a motivação para você percorrer o Caminho. Para que quero conquistar tal situação? Para que ela servirá na minha vida?

O primeiro (e fundamental) passo para a realização já foi dado: onde quero chegar e para que. E, após essa definição, vem o passo, ou muitos passos, tão importantes quanto: como vou chegar lá?

Após determinar a semente que quer plantar, precisará compreender qual o melhor solo, quantas regas ela necessita na semana, o quanto de sol, etc. Neste momento, você estará delimitando qual o Caminho deverá percorrer. E lembre-se sempre: o Caminho é tanto ou mais importante que o objetivo final. Se eu quiser frutas doces, terei que cuidar muito bem do solo, do caule, das folhas e das flores para que ela possa germinar. Se eu não fizer isso, ou seja, se não cuidar do meu Caminho, não chegarei ao doce do fruto. Além disso, é no Caminho que você vai obter os aprendizados necessários e fortalecer as suas  competências.

Fique atento aos desvios que possam aparecer. O para que será muito útil neste momento. Assim, pergunte-se sempre, para toda ação que quiser realizar: para que? Se recebo um convite para participar de um novo projeto: por que devo aceitar? Ele está de acordo com o meu objetivo final? Para que ele será significativo no Caminho que quero trilhar? Se não tiver um para que muito sólido e significativo, não desvie!

Seja o Senhor do seu Caminho. Ele é muito importante, afinal, é somente a sua Vida! Seja consciente sobre as sementes que está plantando, tome para as suas mãos as suas decisões. Seja aquele que observa tudo de cima, ao mesmo tempo em que faz o Caminho acontecer! Invista em você, no seu autoconhecimento. Não permita que suas emoções e crenças limitem a sua caminhada. Não compare a sua jornada com os demais, você deve ser a sua única régua de comparação. Se olhar para os lados, que seja para se inspirar naqueles seres autênticos e corajosos. E não se demora, pois, o Senhor Tempo está logo ali, passando…TIC TAC!

E você? Para onde você vai?

Sem comentários

Sorry, the comment form is closed at this time.

WeCreativez WhatsApp Support
Estamos aqui para ajuda-lo e responder as suas dúvidas. Pergunte o que você precisar!
👋 Olá, Como posso ajudar você?