12 jul O NASCIMENTO DE UM NOVO LÍDER!
O mundo dos negócios adora CEOs com charme e visão. Mas uma pesquisa sugere que perseguir esses traços de liderança é um grande risco
Um modelo que tem sido duvidoso é o “modelo do grande homem”, que defende que alguns homens nascem com o dom da liderança enquanto outros não.
Essa é uma ideia errônea.
Os grandes líderes – e lembre-se, não há um tipo de líder ideal para todas as organizações – muitas vezes precisam aprender a liderar.
Já está claro que você não precisa ser um homem de berço, de origem europeia, britânica, ou qualquer outra para liderar os outros de forma prática e correta.
O “grande homem” são os visionários. Essas pessoas podem enxergar mais longe e de forma mais clara.
Além disso, elas podem levar a empresa para o sucesso e inspirar todas as pessoas em torno delas.
Não existe apenas a visão implícita nos grandes líderes, mas também um grande carisma. E quem não gostaria de ser esse líder?
Qualquer empreendedor quer ter uma empresa forte, saudável e visionária.
A liderança não tem regra. Contanto que você queira desenvolvê-la.
Liderança sustentável
Tivemos um longo curso do que pode ser denominado “conservadorismo inteligente”.
Estes são, muitas vezes, as pessoas que também dirigem uma empresa em meio às transformações porque eles entendem isso como uma maneira de trabalhar com a cultura existente, as práticas, os objetivos estratégicos e as relações com investidores.
Onde o carisma falha
Eles são muito bons em conseguir fazer com que as pessoas na empresa se movam, de uma maneira ou de outra.
Mas, quando eles começam a se mover na direção errada, eles são igualmente bons em fazer com que as pessoas abaixem a cabeça e continuem seguindo.
Qual o seu estilo de liderança?
A melhor maneira de liderar não é imitar um belo estilo, ou copiar alguma pessoa que sirva de inspiração para você.
Cada um de nós temos um estilo único e, apenas através dele é que podemos obter o nosso melhor e realmente levar as coisas para os resultados que esperamos.
Certamente não somos Steve Jobs, Mark Zuckerberg ou líderes que despertam a simpatia de todo o mundo. Somos eu e você, únicos e, por isso, precisamos despertar e compreender melhor, o nosso estilo único de liderança.
Independentemente de muito carismático ou pouco, o que todo líder quer é inspirar sua equipe a atingir resultados. E, para isso, carisma, orgulho e vaidades ficam de lado e, empatia, foco na equipe, liberdade vêm em primeiro lugar.
E dessa maneira que grandes líderes desenvolvem grandes equipes, com outros líderes guiando uma ideia e um projeto para atingir os objetivos.
E você? Acredita que nasceu para ser líder?
Se você acredita exatamente nisso, vamos tratar um pouco melhor desse assunto.
Ninguém nasceu para liderar. Da mesma maneira que não nascemos para jogar futebol, para dirigir, para voar e, diariamente fazemos tudo isso.
Nós não nascemos sabendo de nada disso.
Mas, aí vem a excelente notícia. Somos capazes de desenvolver nosso estilo de liderança e, com isso, liderar equipes para atingir resultados brilhantes. E esse é o objetivo de todo líder: inspirar pessoas a atingir objetivos.
E, quando isso acontece, uma empresa atinge resultados brilhantes. Lembre-se: nossas habilidades são adquiridas ao longo da vida.
___
Este artigo foi inspirado pelo, “The Problem With Charismatic Leaders”, da Inc.
Fundadora e Idealizadora da empresa Niké Gestão Humanista, formada em Psicologia pela Universidade Positivo, Pós-Graduada em Psicologia Organizacional pela FAE Business School, Life & Professional Coach pelo Instituto Próspera e Executive Business Coach pela Sociedade Brasileira de Coaching, ministra aulas para cursos de Pós-Graduação na área de Psicologia.
Sorry, the comment form is closed at this time.