Conheça os 4 tipos de cultura organizacional segundo Charles Handy

Conheça os 4 tipos de cultura organizacional segundo Charles Handy

A cultura organizacional está relacionada a um conjunto de valores, crenças e ações que definem a forma como a organização conduz o seu negócio. A cultura funciona como um guia de comportamento e de mentalidade para todos os colaboradores, moldando as práticas, hábitos, comportamentos, princípios, políticas e outros fatores..

Como a cultura pode interferir em processos como o recrutamento e seleção, na retenção de talentos e no índice de turnover, é fundamental estar atento a ela, conhecendo os tipos de cultura organizacional e qual se encaixa na sua empresa.

 

O que representa a cultura organizacional?

As organizações são formadas por pessoas e são elas, os colaboradores, que ajudam a consolidar a cultura corporativa. Independente de qual dos quatro tipos de cultura organizacional, de um modo geral, ela é a responsável por apresentar as crenças, os hábitos, os valores técnicos e morais, o comportamento e as políticas da empresa.

 

Uma cultura bem desenvolvida contribui não apenas para o clima organizacional, mas também para alcançar o sucesso, a satisfação dos clientes e melhores resultados, inclusive financeiros. Ou seja, todos os setores da empresa se beneficiam da definição da cultura organizacional.

 

Os 4 tipos de cultura organizacional segundo Charles Handy

A expressão “cultura organizacional” surgiu na metade do século XX, a partir da definição do escritor e filósofo Charles Handy. Ele é especializado em comportamento corporativo e delimitou 4 categorias para a cultura organizacional.

 

1 Cultura do poder

As empresas que atuam conforme este viés focam a liderança em apenas uma pessoa, geralmente o próprio gestor ou o gerente. O foco da empresa é no resultado, por isso geralmente há uma certa competição entre os profissionais. Este tipo de cultura é mais frequente nas empresas menores, por haver um poder centralizado. A desvantagem está na possibilidade de conflitos internos, o que limita o crescimento da empresa.

Ao mesmo tempo que a liderança tende a ser carismática, patriarcal e impulsiva, os colaboradores podem possuir dificuldades para desenvolver habilidades e competências, por uma resistência à inovação.

 

2 Cultura de papéis

O foco desta cultura está no desempenho dos colaboradores. Os processos são muito bem estruturados e devem ser seguidos à risca, sendo engessados, poucos flexíveis e causando lentidão no processo de trabalho. Na cultura de papéis, os colaboradores tendem a ficar acomodados e dão pouca importância ao crescimento na hierarquia organizacional.

Nesta cultura, a liderança oferece pouco espaço para os colaboradores sugerirem novas ideias e a comunicação interna é prejudicada, sendo comum em empresas de grande porte, que optam por este estilo de cultura para trazer mais clareza aos fluxos de trabalho, evitando acidentes de trabalho e erros.

 

3 Cultura de tarefas

O objetivo desta cultura é ter colaboradores específicos para a execução de atividades chaves, que agregam conhecimento para a organização. A equipe está voltada para a solução de problemas e estão preparados para lidar com os diferentes tipos de situação. Dentre as características desta cultura estão a liberdade, a motivação no trabalho e a satisfação dos colaboradores. Na cultura de tarefas, a criatividade é muito valorizada, inclusive mais do que as regras em alguns casos. Isto porque os resultados são mais importantes.

 

4 Cultura de pessoas

Aqui o foco são os colaboradores, que são muito valorizados. Esta cultura é a que possui uma maior integração entre as equipes e, com a gestão de talentos, os colaboradores têm a possibilidade de crescer profissionalmente. Dentre as características das empresas que optam por esta cultura estão a atuação dos gestores em prol da retenção de talentos, formação de líderes para continuar o legado, plano de carreira e o autogerenciamento.

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