4 hábitos para melhorar a gestão do tempo

4 hábitos para melhorar a gestão do tempo

Cada vez mais somos bombardeados pelas mais diferentes distrações, o que torna ainda mais fundamental uma boa gestão do tempo. Notificações das redes sociais, mensagens nos grupos, colegas de trabalho puxando conversa no meio do expediente ou reuniões no meio da tarde são situações comuns no dia a dia, mas que geram a perda de minutos valiosos na nossa rotina.

Com isso, chegamos na sexta-feira com uma lista de tarefas acumuladas e muita frustração por ter trabalhado a semana toda e não conseguir cumprir as metas diárias. Isso reforça ainda mais a necessidade de gerenciar bem o tempo no trabalho. A gestão do tempo e a produtividade devem andar juntas, afinal ser produtivo não está relacionado ao tempo trabalhado, mas sim em gerar bons resultados. 

Quantas vezes identificamos que duas horas com foco total no trabalho e sem interrupções são mais produtivas do que as oito horas seguidas de horário comercial? De um modo geral, os resultados positivos no trabalho são resultados de uma atenção focada na atividade e dos bons hábitos que possuímos para organizar o tempo. Afinal, um bom gerenciamento do tempo está diretamente ligado à bons hábitos.

Muitas vezes apenas seguimos uma rotina diária pré-estabelecida, sem refletir se ela faz sentido e atende as necessidades do dia. Por isso, separamos 5 hábitos que favorecem a gestão do tempo no ambiente de trabalho:

 

Planeje o dia

O ideal é utilizar os primeiros 10 minutos do seu expediente para planejar as tarefas do dia, identificando as atividades urgentes, as mais demoradas e as que são fáceis de resolver. Além de organizar o dia, também deixe minutos de “folga” para ter tempo de cuidar de um imprevisto, caso surja. Caso sobre tempo no final do dia, já organize as tarefas do próximo dia.

 

Agrupe as tarefas similares

Este é um hábito que pode ser implementado toda segunda-feira: olhe para a sua agenda e separe as atividades em blocos, por similaridade. Isso aumenta o foco e poupa energia, pois permite realizar uma série de tarefas em sequência. Quando passamos o dia trocando o objeto da atenção, o cérebro fica cansado muito mais rápido.

 

Bloqueie as distrações e crie momentos para elas

O hábito de verificar as redes sociais ou o email com frequência é prejudicial para gerenciamento do tempo. Por isso, o ideal é separar momentos específicos para olhar as redes sociais e responder emails, focando no trabalho no restante do tempo.

 

Anote o seu tempo

Um dos hábitos que mais contribuem para a gestão do tempo é anotar o seu tempo. Muitas vezes desejamos um dia com muito mais horas, quando na verdade nem sabemos o que nos leva a pedir isso. Uma atividade importante nos ambientes de trabalho é anotar o tempo que você e toda a equipe leva para realizar cada atividade, pois isso possibilita a compreensão de onde está sendo gasto o tempo e como melhor gerenciá-lo.

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