10 fev Quanto a cultura da sua empresa se reflete nela?
Você sabe como os colaboradores desempenham as atividades da sua empresa e qual o grau de satisfação de cada um deles? Não existe uma fórmula geral, como uma receita de bolo, para obter essas respostas. Porém, o alinhamento aos propósitos e cultura da sua empresa pode ser o primeiro passo para alcançar boas respostas.
A cultura e os valores da empresa devem estar presentes no dia a dia das empresas, afinal impactam positivamente nos ambiente interno e externo. A cultura tem sido muito discutida nos últimos anos, no âmbito empresarial, e é fácil entender o motivo: ela representa a junção de todas as crenças, valores, princípios, regras de comportamento, política de gestão e todos os outros elementos que regem o trabalho e a convivência interna.
Assim, os aspectos que compõem a cultura refletem diretamente nas atividades desenvolvidas por cada colaborador e, de modo amplo, nos resultados obtidos pela empresa mês a mês. Como tem a missão de orientar os colaboradores em todas as suas ações, a cultura também é uma aliada na resolução de conflitos e representa as crenças que direcionam o trabalho de todas as equipes.
Por ser tão importante para os bons resultados dentro da sua empresa, é fundamental ter clareza e cuidado em relação a como a cultura é disseminada e absorvida pelos colaboradores no dia a dia de trabalho. Cada membro da equipe deve estar alinhado ao propósito da empresa. E, também, buscar se desenvolver a partir deles, entendendo o seu papel para o crescimento da organização.
Como definir e manter a cultura da sua empresa?
Antes de definir qual é a cultura, a nossa indicação é entender as necessidades da empresa e o que precisa ser feito para supri-las. Onde a empresa deseja chegar? O que é necessário para alcançar as metas? Quais as qualidades buscadas nas equipes? Como desenvolver os colaboradores? Respondendo estas e outras perguntas é possível alinhar todas as ações em prol de um único propósito.
Para que a cultura se mantenha viva entre os colaboradores, é fundamental dar atenção para as atitudes que ajudam a disseminá-la. As duas principais formas de transmitir cada conceito componente dela é através do exemplo e das ações cotidianas. Neste aspecto, o papel dos líderes é de serem os grandes responsáveis por repassar a missão, visão, os valores e a cultura internamente.. Além de “dar o exemplo”, eles são responsáveis por direcionar a conduta de cada colaborador, adequando ao que a organização pede.
Mas apenas “dar o exemplo” não basta. O ideal é que a empresa também proponha ações que disseminem a cultura, como encontros, treinamentos e reuniões para falar sobre algum ponto da cultura e como colocá-la em prática. É importante deixar claro que a cultura foi desenhada para favorecer o crescimento dos colaboradores e, assim, contribuir para os bons resultados da empresa.
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