Quais os tipos de análise e diagnóstico organizacional?

Quais os tipos de análise e diagnóstico organizacional?

Um dos elementos essenciais para o desenvolvimento profissional e o desenvolvimento dos processos de gestão nas empresas é a análise e diagnóstico organizacional. Esta técnica traz um mapeamento completo sobre o atual estado da empresa em todos os aspectos que envolvem os colaboradores, o que possibilita a potencialização dos resultados individuais e coletivos dos funcionários e dos líderes.

A análise e diagnóstico organizacional ajuda a identificar os pontos fortes e pontos de melhoria da organização, pois reúne as informações fundamentais para o desenvolvimento contínuo dos processos internos bem como auxilia uma gestão de recursos alinhada com as pretensões de crescimento.

 

Dentre os resultados, estão:

  • Comportamentos
  • Respeito à regras
  • Respeito a horários
  • O quanto as atividades estão alinhadas aos valores da empresa
  • Qualidade do clima organizacional
  • Efetividade ou não do trabalho em equipe
  • Identificação dos talentos
  • Identificação dos profissionais engajados e também dos colaboradores com produtividade abaixo do esperado.

 

Essas informações revelam os desafios da empresa e os programas de capacitação e treinamento focados nas necessidades dos colaboradores e das equipes. Além disso, é uma ferramenta importante para conhecer os pontos de vistas dos profissionais sobre a empresa, qual a visão sobre a organização, a política, a gestão e as lideranças.

 

Quais o tipos de análise e diagnóstico organizacional?

A análise e diagnóstico organizacional é um instrumento de gestão muito importante, pois identifica as lacunas gerenciais e possibilita a definição de estratégias mais efetivas. Ela pode ser realizada por diversos métodos, dependendo do objetivo da empresa, das necessidades do gestor e da interação entre os colaboradores e o avaliador.

Os tipos de avaliação mais comuns são:

 

Autofeedback

Esta avaliação é realizada em duas etapas. Num primeiro momento, o colaborador é levado a refletir e avaliar o próprio desempenho, os pontos fortes e os pontos de melhoria. Em seguida, ele e o seu superior discutem sobre a avaliação para encontrar formas de melhorar o desempenho e impulsionar os resultados.

 

Avaliação pelo superior direto

É o método mais tradicional, onde a performance de cada colaborador é avaliada pelo seu superior direto, que acompanha de perto as atividades no dia a dia. O ponto positivo é a criação de critérios que permitem a avaliação de todos pelos mesmos aspectos. Porém, se a relação entre colaborador e gestor não for positiva, a imparcialidade pode prejudicar os resultados.

 

Avaliação da equipe

Neste caso é avaliado o desempenho do conjunto, identificando os pontos fortes e de melhorias da equipe e também quais resultados o time trouxe para a empresa. Quando as equipes estão bem alinhadas, maior a potencialidade das suas ações e do alcance das suas ações.

 

360 graus

Através dela todos os colaboradores, independente da sua posição hierárquica, são simultaneamente avaliadores e avaliados. Isto permite que cada colaborador seja avaliado por si mesmo, pelos seus superiores e seus pares, resultando em uma análise clara a respeito das diversas variáveis que atingem a produção de resultados de cada profissional.

Esta técnica exige o anonimato dos avaliadores e um bom nível de maturidade dos envolvidos para obter um resultado verdadeiro e imparcial.

A análise e diagnóstico organizacional é uma excelente ferramenta para as empresas, mas é fundamental o comprometimento de todos com os processos após o resultado. Para que ela seja efetiva, exige o trabalho junto às lideranças e ao RH, o retorno à equipe e a avaliação das sugestões e solicitações que surgirem no processo.

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