11 jan O que é a pesquisa de clima organizacional?
A pesquisa de clima organizacional é uma ferramenta muito importante para as empresas, pois é capaz de mapear as percepções dos colaboradores em diferentes aspectos. Os dados, coletados a partir de um questionário físico ou virtual, são de extrema importância para que o RH, os gestores e as lideranças definam as ações de curto, médio e longo prazo.
A pesquisa traz questões acerca da experiência na organização, grau de engajamento e satisfação nos postos elencados, assegurando um diagnóstico muito preciso do ambiente e das motivações no dia a dia. Ou seja, é um instrumento fundamental para manter a saúde na empresa. Além de refletir como os colaboradores se sentem no ambiente interno da empresa, indica também os motivos que repercutem nos lucros e rendimentos.
O que é a pesquisa de clima?
Com este instrumento, é possível identificar e melhorar o ambiente organizacional. Ela possibilita visualizar o panorama das percepções dos colaboradores sobre a companhia para criar uma estratégia de RH mais eficaz. Mas, para isso, ela deve ser feita de forma anônima e as perguntas devem abordar temas concretos como: o ambiente físico, a política de benefícios, a comunicação interna, as ações de qualidade de vida, entre outros típicos.
Os temas mais subjetivos também devem ser levados em consideração, mesmo que os resultados sejam apenas indícios. Alguns exemplos são o trabalho em equipe, o relacionamento com as lideranças, a segurança no emprego, o respeito e a diversidade.
Como é feita a pesquisa?
A pesquisa deve ser realizada por uma empresa especialista na área, como a Niké – Gestão Humanista. As perguntas são personalizadas e a abordagem varia de acordo com a intenção da organização. Para isso, é fundamental um planejamento muito claro com os objetivos da pesquisa de clima, ou seja, o que se pretende analisar.
Como a pesquisa é uma ferramenta de monitoramento de ambiente, algumas perguntas envolvendo o relacionamento dos colaboradores com o ambiente, com os colegas, com os líderes e com o trabalho desenvolvido são imprescindíveis.
As perguntas podem ser abertas, fechadas ou de múltipla escolha, sendo ideal ter campos abertos para comentários e sugestões, sendo fundamental deixar o colaborador está para acrescentar algo que não havia sido pensado. Além disso, o sigilo das respostas deve ser ressaltado, evitando constrangimentos e inibições. Todos os colaboradores devem estar cientes da razão e da importância deste processo para o desenvolvimento e sucesso da empresa.
Muito mais importante do que conseguir todas as respostas, a empresa deve estar preparada para gerar ações relevantes para criar, de fato, um ambiente organizacional agradável, o que contribui para uma convivência mais tranquila e um dia a dia menos estressante. Quando a organização não age em nenhum aspecto, o processo cai em descrédito. Caso tenha uma aplicação seguinte, as respostas tendem a não ser tão verdadeiras.
Também é fundamental que os resultados sejam divulgados e explicados para todos, inclusive para aqueles que não eram favoráveis à pesquisa. Isto porque apenas publicar os resultados e a falta de reconhecimento e feedback pode contribuir para um clima de insatisfação na empresa. Quando os gestores envolve os colaboradores na busca por soluções, o resultado são colaboradores mais satisfeitos e uma empresa mais atraente para os novos talentos.
Sorry, the comment form is closed at this time.