O Autogerenciamento como segredo para a eficácia

O Autogerenciamento como segredo para a eficácia

É incrivelmente fácil sermos pegos pela ilusão do movimento, na correria do dia a dia e trabalhar cada vez mais para subirmos na escada do sucesso profissional. Só para descobrirmos depois que essa escada estava apoiada na parede errada. É possível vivermos ocupados, sem tempo algum na agenda, e sem sermos muito eficazes.

É muito frequente vermos pessoas conquistando vitórias que rapidamente se mostram vazias. Mais comum ainda, testemunharmos profissionais alcançando o sucesso que chegou em troca do sacrifício de algo muito mais valioso. Profissionais de todas as áreas que trabalham para aumentar seus ganhos financeiros ou atingir o reconhecimento profissional, frequentemente descobrem que a ânsia de atingir tais objetivos os cegaram para coisas que realmente têm importância, e que foram deixadas de lado ou no meio do caminho.

Cada momento de nossas vidas, seja o nosso comportamento de hoje, amanhã ou da semana que vem, podem ser analisados dentro de um contexto daquilo que realmente nos importa. A manutenção de um bom autogerenciamento e definição de objetivos claros, daquilo que realmente é importante para nós, mantém nossa energia, disposição e coerência nas nossas ações e escolhas.

A nossa vida se transforma por completo quando realmente sabemos o que é mais importante, principalmente quando mantemos isso bem fresco em nossas mentes. Desta forma, conseguimos ser e fazer diariamente dentro da nossa coerência.

O Autogerenciamento é um hábito de liderança pessoal, que indica a necessidade de saber o que é realmente importante para si e a manutenção constante disso tudo. Gerenciar a si mesmo não é algo que vem de nascença, mas algo que é desenvolvido e aprimorado diariamente. Caso você esteja se perguntando “mas o que realmente é importante para mim?”, sugiro fazer o seguinte desafio:

 

Stephen R. Covey em seu livro “Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes” nos propõe uma atividade mental de nos imaginarmos em nosso velório, contando com a presença de nossos familiares queridos, colegas de trabalho e superiores, amigos e vizinhos. Agora pense profundamente. O que essas pessoas diriam sobre você e sua vida? Que tipo de marido, esposa, pai ou mãe você gostaria que fosse descrito? Que tipo de filho, filha ou primo? Que tipo de amigo? E de colega de serviço?

Que tipo de caráter gostaria que eles tivessem descrito? Quais as contribuições e conquistas você gostaria de ver recordadas? Olhe para essas pessoas ao redor, pessoas muito queridas que você guarda em seu coração. Que papel você gostaria de ter desempenhado na vida delas?

 

Analisando o que você gostaria de ouvir nos discursos do seu velório, você tem maiores chances de definir o que realmente é importante para você. Saberá onde investir seu tempo e energia, quais fraquezas trabalhar e quais pontos fortes aprimorar. 

 

Referência: COVEY, S. R. Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes. 36ª ed. Rio de Janeiro: BestSeller, 2009.

Sem comentários

Sorry, the comment form is closed at this time.

WeCreativez WhatsApp Support
Estamos aqui para ajuda-lo e responder as suas dúvidas. Pergunte o que você precisar!
👋 Olá, Como posso ajudar você?