21 out Inteligência emocional: USE SEM MODERAÇÃO
Saber lidar com as próprias emoções tornou-se “o” desafio em todas áreas. Seja no trabalho, nas relações familiares, no dia a dia com seus amigos e demais pessoas que fazem parte da nossa vida social, saber reconhecer e lidar com as emoções é o que traz você para uma vida mais saudável e completa e comportamentos mais saudáveis. O nome desta habilidade é: Inteligência Emocional.
Quando falarmos em Inteligência Emocional, atualmente é um ponto mais forte a ser trabalhado do que o Quociente de Inteligência, o chamado (QI).
Agora já te falaram: o que é Inteligência Emocional? Como eu uso no dia-a-dia? Continue aqui com a gente e você descobrirá dicas importantíssimas como usa-la!
Primeiro: O que é Inteligência Emocional
A Inteligência Emocional é uma característica que diferencia o nível de performance, de uma pessoa em um trabalho ou na sociedade.
Teoria definida como: a capacidade de perceber e exprimir a emoção; assimilá-la ao pensamento; compreender e raciocinar com ela, e saber regulá-la em si próprio e nos outros.
As 5 áreas
Segundo Goleman, este tipo de inteligência é a capacidade de identificar os nossos próprios sentimentos e os dos outros, de nos motivarmos, e de gerir bem as emoções dentro de nós e nos nossos relacionamentos. Nesse sentido, a Inteligência Emocional abrange cinco áreas específicas, são elas:
- Autoconhecimento Emocional, que é a capacidade de reconhecer um sentimento quando ele ocorre
- A habilidade de lidar com seus próprios sentimentos, adequando-os a cada situação
- Automotivação, que consiste em motivar-se e dirigir as emoções a serviço de um objetivo, mantendo-se focado neste
- Reconhecimento das emoções de outras pessoas
- Habilidades nos relacionamentos interpessoais.
Nosso dia-a-dia
O grau de importância da inteligência emocional no nosso dia-a-dia é porque lidamos com sentimentos distintos em relação aos acontecimentos, no ambiente corporativo, onde as respostas são exigidas de forma imediata. Ex:
- De que forma você lida com a autoridade de seu superior?
- Como recebe ordens e as processa?
- Como lida com um feedback negativo?
- Quem é você emocionalmente no trabalho e que tipo de relacionamento interpessoal você mantém com seus colegas?
Se você trava diariamente uma batalha interior com suas emoções, se sofre com reações incompatíveis com o ambiente, sejam eles na sua profissão e vida, você não está usando seus sentimentos a seu favor. E pior, se suas atitudes fazem de você um profissional limitado, chegou a hora de rever suas posições e começar a trabalhar sua inteligência Emocional.
Trabalhando a sua Inteligência Emocional
Existem pessoas que são hábeis em controlar seus sentimentos, não demonstrando; capazes de fazer uma avaliação correta do cenário; são confiantes e focadas nos objetivos, têm consciência de suas capacidades e habilidades e as usam ao seu favor, se destacando entre os demais.
Chegou a hora da autoavaliação se você ainda não possui as características acima:
Catalisar os sentimentos em atitudes positivas, fazer uma auto-observação para identificar limitações e trabalhar de modo a minimizá-las sucessivamente é imprescindível para o uso inteligente das emoções.
E o gerenciamento delas cabe a você. Somos responsáveis por esse gerenciamento e se optamos por trabalhar as emoções para transforma-las em atitudes maduras, seja na vida profissional ou pessoal. Tudo depende do foco, e de como externamos nossos sentimentos, que são raios-X de quem somos e de como nos habituamos a responder a cada situação.
Agora, conta pra gente: você tem desenvolvido sua Inteligência Emocional?
Fundadora e Idealizadora da empresa Niké Gestão Humanista, formada em Psicologia pela Universidade Positivo, Pós-Graduada em Psicologia Organizacional pela FAE Business School, Life & Professional Coach pelo Instituto Próspera e Executive Business Coach pela Sociedade Brasileira de Coaching, ministra aulas para cursos de Pós-Graduação na área de Psicologia.
Sorry, the comment form is closed at this time.