11 set Dicas infalíveis para uma comunicação assertiva e efetiva
Comunicação hoje é a alma de “todo negócio”, comunicação para vender, falar com os seus gestores ou seus colaboradores. Algo tão importante no dia de hoje e por algum motivo não damos a devida atenção, ou ainda não estamos preparados como poderíamos estar!
Você já parou para analisar que tudo a sua volta, é fruto de comunicação?
Se ainda não, pare um pouquinho agora e analisa comigo!
Os dois principais canais hoje que muita gente anda falando são:
- Verbal: Falando, equivale a simples 7% da sua comunicação e mesmo assim é muito, mas muito importante. Quem sabe eu fale mais sobre isso em um próximo post em nosso blog.
- Não Verbal: Significa os outros 93% da sua comunicação com as outras pessoas. E ai eu te pergunto, como está a sua postura? O seu tom de voz? E outros detalhes que são importantes para uma boa comunicação não verbal.
Comunicar-se é a essência de tudo.
Para que ela aconteça é importante conhecermos alguns dos seus elementos que é o que iremos abordar em nossa postagem de hoje!
- Emissor – você! Ou como estou fazendo agora, por intermédio desse blog, sou eu escrevendo.
- Receptor – é aquele que recebe a mensagem enviada pelo emissor.
- Mensagem – é o conteúdo que você quer transmitir ao receptor.
- Código – o modo como a mensagem é transmitida (escrita, fala, gestos, etc.)
- Canal – é a fonte de transmissão da mensagem, ou seja, falando, apenas com gestos, por uma carta, ou qualquer outro canal de comunicação.
- Contexto – situação que envolve emissor e receptor
- É importante ressaltar que só há entendimento quando ambos entendem a mensagem, ou seja, o emissor e receptor falam da mesma forma.
No contexto atual, os canais digitais(E-mails, programas de envio de mensagens, entre outros), são os mais requisitados para que haja uma conversa, resolução de problemas, solicitações de tarefas. Por essa razão que no mundo corporativo se comunicar de forma clara é primordial, independente do canal utilizado.
Não podemos deixar de comentar que ruídos e erros de interpretação fazem parte deste processo, e muitas vezes são detalhes que passam despercebidos e podem causar um impacto negativo na hora de passar a mensagem.
Como cada pessoa reage de uma forma quando recebe alguma informação, é necessário que se treine o “SABER OUVIR”.
Com o cotidiano atarefado, nem sempre temos a primazia de ouvir para depois expor nossa opinião. Porém se faz necessário que nossa visão em relação ao outro torne-se empática.
Assim podemos concluir que comunicar-se é uma arte que precisa ser praticada com o máximo de detalhes, para que os resultados aconteçam de maneira que planejamos, e se acontecer equívocos possamos resolver com uma comunicação assertiva.
Fundadora e Idealizadora da empresa Niké Gestão Humanista, formada em Psicologia pela Universidade Positivo, Pós-Graduada em Psicologia Organizacional pela FAE Business School, Life & Professional Coach pelo Instituto Próspera e Executive Business Coach pela Sociedade Brasileira de Coaching, ministra aulas para cursos de Pós-Graduação na área de Psicologia.
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