23 abr Como ter mais autoconfiança no trabalho?
Se você é novo na empresa, ou se está assumindo uma nova posição, é natural que haja uma predisposição a se sentir inseguro. Mas não deixe esse sentimento tomar conta de você. Como? Nós temos algumas dicas importantes.
1: Tenha alguém para se espelhar, não para se comparar:
O efeito de comparação pode ser ruim para momentos em que sua autoconfiança não está em alta. Procure ter bons exemplos para se espelhar, para entender o funcionamento da empresa, e também para tirar dúvidas, mas não tente ser uma reprodução daquilo que vê, e nem se cobre para ser tão eficiente. O mesmo período de adaptação que você está passando, essa pessoa também passou. Mantenha a calma, exponha suas dúvidas e dê um tempo para que você se adapte ao novo ritmo.
2: Busque informações adicionais:
Quem tem conhecimento sobre o que faz, não tem porque ter insegurança. Busque aperfeiçoar-se, atualizar-se, para que você se sinta preparado para enfrentar os futuros desafios e situações imprevistas. É possível prever um imprevisto estando preparado para ele. Leia sobre, converse com pessoas que já passaram por este percurso, comece a acompanhar sites e páginas referentes à sua área profissional para estar sempre atualizado, e não tenha vergonha em dizer “eu não sei sobre isso, mas posso descobrir”.
3: Esteja atento às reações dos demais:
Você pode estar recebendo reforços ou críticas indiretamente, e notar isso é essencial para que você tenha um feedback importante sem precisar ficar perguntando sobre. Se seu gestor pede para que você faça coisas, não veja isso como uma dúvida da sua capacidade, mas como um desafio para ver seu desempenho. Desenvolva a atividade com o máximo de precisão que puder, e mostre interesse em aprender sobre aquilo que eventualmente foi feito errado.
Construa bases de fortaleza para que sua autoestima se fortaleça na sua carreira profissional. Não tenha medo de errar, mas tenha medo de não assumir um erro ou simplesmente ignorá-lo. Você pode crescer, basta acreditar nisso e buscar crescimento!
Fundadora e Idealizadora da empresa Niké Gestão Humanista, formada em Psicologia pela Universidade Positivo, Pós-Graduada em Psicologia Organizacional pela FAE Business School, Life & Professional Coach pelo Instituto Próspera e Executive Business Coach pela Sociedade Brasileira de Coaching, ministra aulas para cursos de Pós-Graduação na área de Psicologia.
Sorry, the comment form is closed at this time.