01 dez Como mudar sua empresa através dos hábitos?
Um dos grandes objetivos de todo gestor é melhorar sua empresa e aprimorar sua equipe para que se torne auto gerenciável. E um dos grandes segredos para a melhoria do negócio está na mudança de hábitos, principalmente daqueles que fazem com que a empresa perca espaço e visibilidade no mercado de trabalho.
Por isso, separamos cinco dicas que podem melhorar a empresa através da mudança de hábitos. Elas podem ser adaptadas para todos os ramos de atuação e contribuem para que o negócio tenha um rumo mais consistente. Para implementá-las, é fundamental fazer um bom planejamento e a contribuição dos colaboradores.
1 Identifique os pontos e os hábitos que podem ser aprimorados
Se uma empresa perde produtividade, por exemplo, é fundamental diagnosticar quais os fatores que contribuem para isso. O mapeamento inicial permite que o gestor faça uma grande avaliação e modifique os processos internos. Nesta etapa, vale a pena reunir os líderes e funcionários de confiança para passar as novas orientações. Também é importante que os colaboradores estejam conscientes a respeito de mudar o fluxo de atividades e elevar a produtividade.
2 Avalie se você e seus colaboradores concordam com tudo
Dizer não é um desafio para muitas pessoas, o que pode ser um problema no mundo corporativo. No dia a dia, é comum que os clientes e até mesmo os colegas de trabalho façam pedidos de última hora que possam comprometer a rotina. Nestes casos, é fundamental que gestores e líderes de equipe estejam preparados para filtrar as solicitações e estabelecer prioridades e prazos plausíveis para estas ocasiões.
3 Comemore as pequenas e grandes conquistas
Quando foi a última vez que a sua empresa conquistou um bom resultado? Com certeza os resultados que ficam muito acima do esperado precisam ser comemoradas, mas as pequenas conquistas também tem um grande valor para as empresas. Nos processos de mudança de hábitos, principalmente, os ganhos são mais lentos do que muitos gestores esperam. Porém o ritmo mais devagar não é motivo para desânimo. Conforme as mudanças sedimentarem, os resultados aparecem naturalmente.
4 Tenha sempre um plano B
As alterações de processos e em atividades da rotina da empresa podem ser complexas em algumas situações, tanto para colaboradores quanto para os clientes. Por isso, os líderes devem contar com um plano B para as eventualidades.
Por exemplo, se uma mudança de hábito não saiu como o esperado, não adianta insistir no erro. É muito melhor para a saúde da empresa buscar novas soluções e estar preparado para driblar as adversidades.
5 Adote um gerenciador de produtividade
A adoção de ferramentas é uma das medidas mais importantes para a mudança de hábitos. Eles permitem a gestão da produtividade de todos os colaboradores que compõem a empresa e identifica as possíveis falhas na rotina.
Sorry, the comment form is closed at this time.