17 fev Como a qualidade do ambiente de trabalho impacta a vida do colaborador
A gestão humanista está diretamente relacionada à compreensão do que é uma empresa e do que o ser humano. Este modelo de gestão é baseado na psicologia humanista de Carl Rogers aplicada ao contexto do trabalho. Um dos pontos desta gestão está na relação entre a qualidade do ambiente de trabalho e o impacto na vida do colaborador.
Já foi comprovado cientificamente que a relação mútua de bem-estar faz com que o colaborador realize seu trabalho com mais qualidade do que antes. Nesta situação, o capital humano é valorizado, buscando sempre o equilíbrio entre a vida pessoal e a vida profissional. Se a satisfação do contratado dentro da empresa está alta, consequentemente os resultados serão maiores.
O processo de qualidade de vida no trabalho deve ter apoio dos dois lados, tanto da empresa quanto do colaborador. Para isso, o clima organizacional entre as pessoas que ali trabalham deve incentivar relações cordiais, reduzir conflitos e resolver desentendimentos. Assim, a produtividade aumentará.
Confira alguns pontos que incentivam o bem-estar no trabalho e aumentam os resultados da empresa:
1- Oportunidade de carreira;
2- Satisfação no trabalho;
3- Remuneração salarial;
4- Bons relacionamentos interpessoais;
5- Benefícios;
6- Saúde física e psicológica;
7- Participação ativa;
8- Autonomia no trabalho.
Uma empresa é feita por diferentes pessoas que, juntas, formam uma equipe. Para atingir o sucesso é importante entender o valor da coletividade e do bem-estar durante o trabalho. Cultivar bons relacionamentos e buscar ter uma boa vida dentro e fora da empresa é o que contribui para uma vida com mais conquistas. “A verdade é que ninguém é feliz por ser bem-sucedido. A pessoa é bem-sucedida porque é feliz”
O que pode ser feito para melhorar a qualidade de vida no ambiente de trabalho?
1- Manutenção do equilíbrio entre vida pessoal e profissional: muitos profissionais ficam além do tempo de serviço na empresa para finalizar as tarefas do dia. Porém, isso faz com que o funcionário abdique de momentos na vida pessoal. Uma solução é adicionar banco de horas e, quando acumular, reverter em dia de folga.
2- Incentivo de práticas saudáveis na empresa: a organização deve estimular a realização de práticas saudáveis, como alimentação balanceada, utilizar um transporte alternativo para ir ao trabalho, esporte, entre outros. A disposição do funcionário aumentará significativamente.
3- Melhoria no ambiente de trabalho: questões como iluminação, acústica, temperatura no local e melhores equipamentos ajudam em um maior rendimento. Se a empresa tiver condições, a sala de jogos é uma boa opção.
4- Otimização do diálogo com os profissionais: uma boa comunicação entre o colaborador e o chefe é fundamental para que as tarefas sejam executadas com qualidade, evitando possíveis erros.
5- Incentivo da liderança pelo exemplo: um líder exemplar é aquele que busca seguir fielmente os princípios da empresa. Isso faz com que seus funcionários se inspirem e busquem melhorar sempre.
Sorry, the comment form is closed at this time.