10 fev A importância da Avaliação 360º para a sua empresa.
Para se tornar um expert em qualquer área dizem que você precisa de 10.000 horas dedicadas trabalhando na área. Mas isso apenas é verdade se você obtém feedbacks com frequência durante o trabalho.
E esse é exatamente a razão de ser mais fácil se tornar um expert em uma competência técnica do que em uma competência organizacional.
Já uma competência organizacional como liderança, iniciativa, comunicação, depende que outras pessoas forneçam feedback para você saber em que nível está, caso contrário, você só terá a sua “régua” de medição e que esta pode ser enviesada. Se você não recebe feedback dessas competências, não sabe o que precisa melhorar para evoluir e continuará com deficiências de competências.
Dito isso, uma avaliação 360°, apesar de poder coletar feedback sobre competências técnicas, tem seu grande valor ao coletar feedbacks sobre competências organizacionais também conhecidas atualmente por soft skills.
Hoje as competências organizacionais estão cada vez mais valorizadas, visto que estas normalmente estão relacionadas a comportamentos dos colaboradores que são essenciais para o êxito de uma organização. As soft skills são mais difíceis de serem desenvolvidas, mas sem o feedback sobre elas aí é praticamente impossível desenvolvê-las.
Com esta visão, temos a grande razão para a realização de uma avaliação de desempenho. Diagnosticar e desenvolver competências organizacionais para que os colaboradores estejam alinhados com os comportamentos que a organização acredita que vão contribuir para o alcance do seu objetivo. Obter diversos pontos de vistas (gestor, pares, subordinados, etc) um feedback sobre competências organizacionais é muito valioso para todos quando isso é feito com maturidade e foco no desenvolvimento dos gaps de competência.
Avaliamos em uma avaliação 360°?
Como o colaborador será avaliado por vários tipos de avaliadores, o ideal é que cada avaliador conheça suficientemente sobre os pontos do colaborador que está avaliando.
Aqui na Niké Gestão Humanista agrupamos estes pontos de avaliação geralmente em:
Competências organizacionais ou soft skills
Também conhecidas como soft skills, são as melhores para constarem em uma avaliação 360°, pois são atributos que são melhores avaliados por meio da observação de outras pessoas sobre comportamentos executados no ambiente de trabalho. Por essa razão o feedback de múltiplos avaliadores pode ser muito valioso para o colaborador saber que possui ou não o nível de soft skills requeridos para o seu trabalho.
Exemplos: Trabalho em equipe, comunicação, liderança, negociação, colaboração, autodesenvolvimento, iniciativa.
Competências técnicas
Em relação a competências técnicas, normalmente são mais fáceis de identificar o nível de cada colaborador. Pois se relacionam a pontos que são mais perceptíveis pela organização no trabalho. Podem ser melhores avaliadas de forma mais objetiva com uma avaliação de conhecimento ou uma avaliação prática.
Exemplos: Excel, programação, gestão financeira, conhecimento de normas, conhecimento de produtos específicos.
Resultado ou Desempenho
Esta apuração é feita juntamente com o gestor e por meio de algum sistema ou processo que indica o desempenho do colaborador em um determinado ponto. Dessa forma uma avaliação 360° poderiam haver itens desse tipo, mas não apareceriam para outras pessoas sem ser o próprio avaliado e o seu gestor.
Exemplos: Quantidade de atendimentos realizados, Satisfação de clientes, Projetos entregues, Atividades concluídas, Itens vendidos, Faturamento, etc.
Questões abertas
Recomendadas para pegar um feedback mais aberto, menos estruturado e personalizado sobre uma determinada pessoa.
Exemplos: Quais os 3 principais pontos fortes do colaborador avaliado? ; Quais os 3 principais pontos que o colaborador avaliado precisa desenvolver?; O que você considera de positivo ao trabalhar com o colaborador avaliado?; O que você acha que o colaborador avaliado pode melhorar no trabalho?
Quando não se deve fazer uma avaliação 360°?
Enquanto uma avaliação de desempenho pode trazer insights e valor ao colaborador, ela tem mais sucesso quando o colaborador está preparado para receber os feedbacks.
É vital que os colaboradores “comprem” a ideia de uma avaliação 360° antes dela acontecer.
Uma dica caso a empresa não tenha uma cultura de feedback é realizar o processo de avaliação 360° primeiramente apenas com os níveis mais altos de liderança e gerência e depois ir descendo na hierarquia.
E por fim sobre a avaliação 360°
Realizar uma avaliação 360° em sua empresa é um grande marco e pode ser o ponto de origem de mudanças na organização. Sendo bem executada e orientada ao conhecimento e ao desenvolvimento de todos os colaboradores em seus gaps de competências pode trazer impactos significativos no desempenho da empresa e criar uma cultura de feedback em que todos querem melhorar.
Ter uma organização alinhada e com as competências técnicas e organizacionais necessárias é vital no mundo competitivo, de inovações e transformações em que vivemos.
Não deixe de comentar sobre a Avaliação 360º, teremos o maior prazer em responder as suas dúvidas!
Fundadora e Idealizadora da empresa Niké Gestão Humanista, formada em Psicologia pela Universidade Positivo, Pós-Graduada em Psicologia Organizacional pela FAE Business School, Life & Professional Coach pelo Instituto Próspera e Executive Business Coach pela Sociedade Brasileira de Coaching, ministra aulas para cursos de Pós-Graduação na área de Psicologia.
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