22 fev Gestão humanista traz premiações às empresas
A gestão humanista vem crescendo ao longo dos anos tanto em empresas grandes quanto nas pequenas, tudo isso pois entendeu-se a real importância de cuidar da individualidade de cada funcionário. Além da melhora significativa no rendimento de cada um e da transformação no ambiente de trabalho, adquirir essa prática está trazendo premiações às empresas.
Grandes marcas como MARS, Cisco, Johnson e Johnson, Vivo Comunicações e Santander Brasil já apostam nesses itens para ser destaque no mercado e ter colaboradores mais felizes. Pensar na gestão humanista é pensar no futuro e criar uma cultura de valorização das diferenças de cada um. Essa é uma excelente alternativa para que os funcionários sintam-se parte do local onde trabalham.
Tudo isso envolve ações que equilibram a vida profissional e pessoal do colaborador, pensando por exemplo em licença maternidade por 6 meses e paternidade por 20 dias, espaço na empresa de descontração em horário de almoço, entre outros apoios que fazem com que a imagem da companhia seja boa e aumenta significativamente a produtividade do funcionário.
Conheça as ações que fizeram com que essas empresas fossem premiadas:
Ações e gestão humanista
MARS
A MARS é uma das maiores fabricantes de chocolate do mundo, sendo proprietária de marcas como a M&M’s, Snickers, Twix, Uncle Ben’s, além dos alimentos para animais de estimação Pedigree e Whiskas. Em 2019, a empresa foi eleita como a 3ª Melhor Empresa para Trabalhar no Brasil pelo ranking do Instituto Great Place to Work.
A conquista é resultado de um trabalho constante e de longo prazo em políticas voltadas à gestão de pessoas. Entre as principais ações que colocam a marca como destaque, está:
Salário semanal,
Flexibilidade de horário e de modelos de trabalho, como home office,
Expedientes reduzidos nas sextas-feiras (Short Friday),
Escritórios onde pets são bem-vindos,
Licença maternidade e paternidade estendida
Previdência privada,
Folga no dia de aniversário
Programas para qualidade de vida e bem-estar dos colaboradores.
CISCO
A empresa conseguiu destaque no Melhores Empresas para Trabalhar por oferecer suporte para os pais e mães. Na empresa, a licença após o nascimento do filho é de maternidade e paternidade, considerando quem é o cuidador principal da criança, independente do gênero. Também há salas de amamentação e a cultura do Anywhere Office, com ferramentas que permitem ao colaborador trabalhar de qualquer lugar, de acordo com as necessidades familiares.
JOHNSON E JOHNSON
Os colaboradores que são pais e mães contam com a área de Recursos Humanos e Diversidade & Inclusão para dar suporte em assuntos que envolvem o apoio à infância. Além do apoio, a empresa trabalha internamente ações para manter as lideranças informadas sobre os principais temas relacionados a iniciativas que contemplam a paternidade e maternidade.
VIVO COMUNICAÇÕES
A empresa é membro do Programa na Mão Certa, que busca informar e impulsionar a proteção da infância e da adolescência no Brasil. A parceria faz com que essas pautas se tornem recorrentes no ambiente de trabalho, levando informação, estratégias e soluções para um maior apoio à primeira infância dos filhos dos funcionários.
SANTANDER BRASIL
Alguns dos suportes oferecidos pela empresa são o auxílio-creche, auxílio babá, lactários nos centro administrativos, bolsas de estudos para crianças com deficiência intelectual. Além do suporte financeiro, a empresa debate o tema “primeira infância” internamente, sendo um assunto de prioridade dos gestores.
Você confere mais informações sobre as premiações aqui e aqui.
Para que a prática funcione é necessário que o líder esteja ciente das competências de cada um dentro da empresa, delimitando cargos certos e aproveitando o potencial e a especialidade de cada um.
Sorry, the comment form is closed at this time.