A cultura organizacional é uma questão de hábitos

A cultura organizacional é uma questão de hábitos

A grande maioria dos empreendedores já ouviu sobre a importância de criar e trabalhar a cultura organizacional, porém poucos sabem realmente qual a importância da cultura para a organização. Para exemplificar a importância dela para as empresas, podemos dizer que a estratégia do negócio é como os tijolos de uma obra e a cultura organizacional é como a argamassa.

A cultura organizacional representa o conjunto de valores, crenças e ações que definem a forma como a empresa conduz o negócio. Se dentro da sociedade, a cultura é moldada pela história, costumes e tudo que aprendemos na convivência com as demais pessoas, dentro de uma empresa a lógica será a mesma. A empresa organização funciona como um guia de comportamento e mentalidade para os funcionários. E, assim como na sociedade, a cultura sofre interferências dos nossos hábitos e práticas diárias.

Por isso, mudar a cultura significa mudar pensamentos, sentimentos, comportamentos e, assim, criar novos hábitos. Mudar a cultura organizacional significa desenvolver novos padrões de relacionamentos, novos estilos de liderança, novas formas de trabalhar, de resolver conflitos e de tomar decisões, por exemplo.

 

Como mudar a cultura organizacional?

As transformações mais profundas na cultura das empresas se dá através das mudanças nos pequenos hábitos do dia a dia. Justamente por isso este é um grande desafios dos líderes, o que faz com que muitas empresas deixem este processo de lado.

Antes de mais nada, é necessário entender que a mudança de cultura organizacional exige um olhar externo para compreender a situação e o que precisa ser mudado. Para isto, a empresa deve buscar a ajuda de profissionais externos. Além disso, os colaboradores também devem participar do processo e estarem informados sobre tudo o que vai acontecer, pois apenas com conscientização e contribuição será possível efetivar as mudanças.

Separamos algumas dicas de como iniciar esse processo:

 

1 Torne a mudança uma prioridade

Antes de iniciar as transformações, é preciso estudar o processo e tomar essa decisão firmemente. Tenha em mente que o processo é demorado e exige dedicação, por isso precisa ser uma das prioridades da empresa.

 

2 Tome consciência da sua cultura

A empresa deve compreender todos os valores compartilhados entre o time, a partir da observação de como as equipes se expressam no ambiente de trabalho e os aspectos que caracterizam a cultura da empresa, sejam eles positivos ou negativos. É fundamental pedir que os colaboradores listem quais os aspectos fortes da cultura organizacional atual e o que precisa ser melhorado.

 

3 Avalie sua cultura atual

Após avaliar todas as indicações sobre os pontos positivos e negativos, responda as seguintes perguntas: 

O que deve ser mantido?

O que não deve ser mantido?

O que deve ser adotado?

 

4 Trace uma nova cultura e comunique aos funcionários

Coloque no papel as características que farão parte da nova cultura. Também utilize todos os meios disponíveis para expandir as novas ideias em todos os departamentos da organização. É crucial reforçar os novos valores para que eles sejam incorporados na nova rotina da empresa.

Sem comentários

Sorry, the comment form is closed at this time.

WeCreativez WhatsApp Support
Estamos aqui para ajuda-lo e responder as suas dúvidas. Pergunte o que você precisar!
👋 Olá, Como posso ajudar você?