29 set Em busca de evolução? Observe seus padrões e mude seus hábitos!
Desde a infância, ao longo da nossa vida vivenciamos diversas experiências que contribuem para a formulação da nossa percepção de mundo e dos nossos hábitos. Aquilo que pensamos sobre a família, a espiritualidade, a saúde e todos os outros aspectos são fruto das experiências do passado.
Se você deseja evoluir, é fundamental mudar o seu padrão mental. Os padrões são as maneiras de pensar, agir e sentir que se repetem ao longo da nossa vida. A origem destes padrões está nas constantes repetições de emoções e pensamentos que, muitas vezes, são adquiridas ainda na infância, através dos pais e do ambiente onde estamos inseridos.
Por isso afirmamos que é necessário um grande esforço para mudar os padrões mentais e ainda mais os nossos comportamentos, afinal eles estão relacionados com a forma como pensamos. Separamos duas dicas para sair dos padrões de comportamentos que te impedem de evoluir:
Autoconhecimento
O primeiro passo para mudar os seus hábitos é, justamente, reconhecer quais são esses hábitos e emoções. Devemos estar sempre atentos aos nossos pensamentos para identificar com clareza aquilo que é necessário modificar. Passar um tempo sozinho refletindo, praticar meditação ou escrever um diário são excelentes ferramentas para identificação dos fatores que impedem a evolução.
Metas
Sabendo o que você deseja mudar, defina metas para o seu processo de evolução. Qual o próximo passo que você quer alcançar? Quais são os seus objetivos? O que fazer para se sentir ainda mais feliz e pleno?
Estas e outras perguntas trazem clareza sobre o que você está buscando e como incorporar os novos hábitos no seu dia a dia.
É necessário ter coragem de mudar aquilo que identificamos como necessário para a evolução. Podemos dizer até mesmo que mudar hábitos é mais difícil do que criá-los, pois a mudança exige nossa interferência através de muitas competências pessoais, entre elas, o autoconhecimento.
O objetivo não é evitar que o nosso cérebro tenha respostas automáticas e padrões mentais, mas sim identificá-las conscientemente para melhorar e potencializar o uso. Conhecendo os padrões mentais, você consegue prever qual reação vai acontecer em determinada situação ou condição, o que te dá condições de parar, refletir e avaliar se a reação é a mais adequada ou se exige mudança.
Sorry, the comment form is closed at this time.