09 set O que é perfil comportamental e como ele auxilia a gestão?
Todas as pessoas possuem um conjunto de características únicas e vários fatores influenciam na personalidade de cada um. A cultura em que estão inseridos, a criação e o comportamento são os principais fatores, e entender que cada um possui diferenças é essencial para criar um bom ambiente de trabalho. Um dos pontos de atenção dos gestores deve ser o perfil comportamental, um conjunto de características dominantes de cada pessoa.
Através do conhecimento do perfil comportamental de cada membro da equipe, é possível mapear as tendências comportamentais de cada um, cuidar da convivência diária e elaborar uma gestão de pessoas mais eficaz, baseada nas competências dos próprios colaboradores.
O que é perfil comportamental?
Uma das ferramentas utilizadas pelos profissionais de Recursos Humanos é o teste de perfil comportamental, que tem como objetivo identificar o comportamento dominante de cada colaborador. Com isto é possível identificar informações preciosas como a área de atuação mais compatível com o talento da pessoa, o estilo de liderança, suas competências e áreas de desenvolvimento.
O comportamento é o principal elemento da gestão de pessoas. Por isso, a análise dos perfis comportamentais é fundamental para um bom ambiente de trabalho. Através deste estudo, os gestores conseguem visualizar o perfil de cada funcionário perante diversas situações, o que permite a potencialização dos resultados e também o trabalho no ponto de melhoria de cada membro da equipe.
O impacto dos perfis na boa gestão
O capital humano é, sem dúvidas, o ativo mais valioso de uma empresa e cada vez mais os modelos de gestão estão tendo como foco o cuidado com as pessoas da organização. A gestão através do comportamento permite uma análise mais estratégica e inteligente de como desenvolver as competências de cada colaborador, o que impacta diretamente nos resultados da empresa.
Ou seja, reconhecer as características de cada membro da sua equipe é a melhor maneira de compreender os potenciais que estão à disposição. Através deste diagnóstico detalhado é possível perceber as aptidões, alocar cada perfil nos cargos mais indicados e traçar estratégias que visam o aumento da produtividade, a satisfação do colaborador e o desenvolvimento das habilidades individuais.
A análise de perfil também pode ser utilizada tanto nos processos de recrutamento e seleção, facilitando a contratação do perfil mais adequado para a vaga, quanto em equipes já constituídas, para a compreensão da habilidade em conjunto e do que ainda é necessário aprimorar.
Como o perfil auxilia na gestão?
Algumas vantagens para a melhoria da gestão através do conhecimento do perfil comportamental são:
- Redução do turnover, afinal eles se sentem mais satisfeitos ao desempenharem funções compatíveis com as suas habilidades.
- Aumento da produtividade, pois as atribuições de cada colaborador possuem relação com as atividades mais facilmente desempenhada por eles.
- Formação de equipes fortalecidas e integradas através de reunião de profissionais com competências complementares.
- Identificação de candidatos a uma nova vaga com maior potencial de adequação à cultura da empresa.
- Sinalização das áreas em que é necessário realizar capacitação e treinamentos para potencializar os resultados.
- Gestão aprimorada dos conflitos internos, pois o gestor conhece os pontos de maneira mais objetiva e pode lidar com os colaboradores envolvidos de acordo com suas personalidades.
- Motivação dos profissionais, que sabem que as suas características são valorizadas e importantes para os resultados alcançados pela empresa.
Sorry, the comment form is closed at this time.