17 ago Por que a maturidade emocional ainda assusta tantas pessoas?
Cada fase da vida exige um nível de maturidade emocional diferente, e quando não estamos preparados, podemos gerar problemas nos relacionamentos e na vida profissional. Mas você sabe o que realmente é maturidade emocional?
O que é maturidade?
Podemos dizer uma pessoa é madura quando está pronta para enfrentar os desafios psicológicos e emocionais da fase da vida em que está vivendo. Ou seja, quando uma pessoa está no início de uma nova fase, ela não está madura ainda, pois é conforme enfrentamos os desafios da fase e aprendemos com os erros que adquirimos o conhecimento e amadurecemos.
O que é maturidade emocional?
Se amadurecer significa estar pronto para os desafios da fase atual da vida, a maturidade emocional está relacionada com alinhar os pensamentos, atitudes e emoções entre si e com as experiências. Isto porque, nas pessoas imaturas, os pensamentos, emoções e atitudes estão completamente desalinhados. Ou seja, elas planejam uma coisa e fazem outra, como se estes três itens fossem instrumentos desafinados tentando tocar uma música.
Na mesma linha, uma pessoa emocionalmente madura é como uma música em perfeita harmonia, com todos os instrumentos conversando entre si. E é claro que às vezes desafina; porém, estará atenta para quando isso acontecer e buscará compreender como retomar a harmonia
Conforme amadurecemos, a cada fase da vida, devemos aprender a pensar de uma forma que faça sentido com o que sentimos e com as nossas atitudes, pois é desta forma que nossas ações se tornam um espelho do que pensamos e sentimos.
É justamente por isso que a maturidade emocional assusta muitas pessoas, afinal ela é uma característica de que está pronto para enfrentar os desafios da atual fase. É fundamental estar sempre em busca de conhecimentos que auxiliem o desenvolvimento desta qualidade tão importante.
Para isso, é necessário aprender quais os desafios da fase atual e como aprender as habilidades necessárias para superá-los. Comece se perguntando “Para quais desafios da fase atual não me sinto preparado?” e “Quais habilidades eu preciso aprender para resolver esses desafios hoje, de maneira mais madura”.
Sorry, the comment form is closed at this time.