25 fev Você sabe em que nível de maturidade está a sua empresa?
Entenda as etapas essenciais para a sua empresa alcançar um ótimo nível de maturidade
Pode parecer estranho, mas a empresa passa por diferentes níveis de maturidade administrativa.
Assim como acontece com as pessoas, o processo de amadurecimento está associado ao conceito de melhoria contínua e aperfeiçoamento de resultados. As organizações também são suscetíveis a erros e acertos. O importante é assimilar o aprendizado para a melhoria contínua.
Hoje vamos falar sobre quais são os pilares que servem de base para uma empresa, os níveis de maturidade que uma organização pode alcançar e as suas principais características.
Os 3 pilares: Gestão, Pessoas e Processos
Gestão
Uma boa gerência leva em consideração alguns fatores essenciais para a sobrevivência, transformação e crescimento da empresa, como por exemplo um planejamento estratégico refinado, políticas empresariais, seleção e avaliação de fornecedores, mensuração de resultados, inovações, além de um endomarketing muito bem alinhado.
Pessoas
Ao falarmos sobre pessoas, estamos nos referindo aos colaboradores da empresa e todos os procedimentos tomados em relação a estes. Para que esse pilar seja bem embasado em sua empresa é necessário possuir um conhecimento sobre o perfil de cada integrante da equipe, atrelado à uma boa comunicação assertiva, valorização e reconhecimento de cada um, onde se constituirá o desenvolvimento de competências, avaliação de performance, treinamento e desenvolvimento de colaboradores e líderes com o objetivo de um trabalho em equipe de excelência.
Processos
Para que a preocupação com a qualidade de serviços/produtos se torne resultados e produtividade ao invés de ficar apenas como uma preocupação, é de extrema importância que a organização tenha seus processos muito bem definidos e alinhados, iniciando com o plano de negócios bem elaborado, sistemas com pleno funcionamento, organogramas e fluxogramas, indicadores, além é claro, dos processos relacionados às Pessoas, como instruções de trabalho, manual do colaborador, entre outros.
Os níveis de maturidade
Os níveis de maturidade dependem muito do desenvolvimento dos três pilares e da forma como estes se relacionam e conectam no cotidiano da empresa. A empresa pode ter questões relacionadas aos colaboradores, departamento pessoal, recursos humanos e gestão de pessoas todo muito bem alinhado e ainda se encontrar no primeiro nível; como também, pode não ter todos os processos descritos, definidos e funcionando de modo adequado e se encontrar no segundo nível.
Tudo vai depender da forma que Gestão, Pessoas e Processos serão desenvolvidos e relacionados entre si para o pleno desenvolvimento da maturidade da organização.
Primeiro nível: Organização
Muitas empresas possuem deficiências no planejamento organizacional, ocasionando no fato de estar sempre em uma posição reativa a tudo o que acontece. Praticamente não existe planejamento de longo prazo, organização precisa, percepção de risco de mercado ou aproveitamento de oportunidades.
A maior preocupação em relação às pessoas é a “política da boa vizinhança”, onde cada um faz o seu papel obrigatório apenas e se atenta somente à educação e respeito mínimos do cotidiano. O empresário passa mais de 90% do tempo dele apagando incêndios e não pensando no futuro do negócio.
Neste nível começam a aparecer preocupações com a organização em relação aos 3 Pilares citados anteriormente, como uma necessidade de desenvolvimento da empresa.
Segundo nível: Transformação
O nível de maturidade acima do básico é caracterizado por haver processos definidos pelo menos para as atividades de produção.
Geralmente o empresário começa a se preocupar com a qualidade dos produtos ou serviços vendidos e tenta criar um mínimo de padronização nos trabalhos diretamente relacionados.
Acontece também de passar a existir uma preocupação maior e mais complexa para com os colaboradores, não só em quesitos avaliativos e de indicadores de desempenho, mas também de desenvolvimento de equipe e líderes, além do incentivo e estímulo aos estudos e formação continuada, plano de cargos e salários e até programa de participação nos lucros/resultados.
Terceiro nível: Comunidade Corporativa
Neste nível, missão, visão e valores da empresa são compartilhados por todos, havendo maior compromisso, determinação, integridade, ética e confiança, possuindo também um estímulo e incentivo à criatividade, inovação e participação de cada colaborador dentro da organização. Os processos são completamente autônomos e de alto desempenho, e todo e qualquer passo do gestor ou diretor é dado por um propósito especificamente estratégico, em prol dos objetivos da empresa. Alcançando assim, uma condição de Comunidade Corporativa.
Isso não significa que é fácil, mas certamente vale o esforço.
Então, em qual nível a sua empresa se encontra?
Nós da Niké convidamos você Gestor, Diretor, Líder a descobrir em qual nível sua empresa se encontra, entre em contato conosco e descubra as possibilidades de desenvolvimento para os três pilares de sua organização.
Formada em Psicologia pela Faculdade Sant’Ana, Pós Graduada em Psicopedagogia Institucional pela Universidade Positivo; em Avaliação Psicológica pela Faculdade Dom Alberto; e em Neuropsicologia pela Faculdade Faciba.
Trabalha como Psicóloga Clínica e em 2019 atuou como Representante Setorial do Conselho Regional de Psicologia do Paraná e Coordenadora da Comissão de Estudantes de Psicologia pela região dos Campos Gerais, tendo realizado diversos eventos de capacitação para Psicólogos e estudantes que buscam aperfeiçoamento e desenvolvimento profissional.
Sorry, the comment form is closed at this time.