23 set Resultados verdadeiros nas vendas com a PNL
PNL em vendas se tornou um assunto bastante recorrente e procurado por vendedores, que querem melhorar suas técnicas e habilidades em vendas.
E, realmente, a Programação Neurolinguística é uma ferramenta poderosa se usada adequadamente, aplicando seus fundamentos de forma precisa.
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Mas você conhece as origens e os fundamentos da PNL?
Origens da PNL
Dois professores da Universidade da Califôrnia – Santa Cruz, Richard Blander e John Grinder, estudiosos da psicologia Gestalt e de Linguística, se dedicaram a criar um modelo prático para que as pessoas desenvolvessem suas personalidades.
Um dos fundamentos deste processo seria o “remodelar”, isto é: alterar uma crença enraizada para atingir um objetivo.
Os dois cientistas afirmam que as pessoas experimentam e armazenam experiências por meio dos cinco sentidos: visão, audição, tato, paladar e olfato.
E cada um de nós tem uma forma própria, um modelo mental único, de assimilar, codificar e armazenar suas experiências.
Para se estabelecer uma comunicação efetiva entre as pessoas, é preciso entender o modelo do outro e se comunicar por meio desses valores, atingindo de forma certeira sua maneira de ver o mundo.
Como se percebe, aplicar esses conceitos de PNL em vendas só pode trazer ótimos resultados!
Para entender o modelo do outro, eles dividem as pessoas em 3 perfis:
- Visuais: aqueles que enxergam um quadro mental em suas cabeças e preferem entender as coisas por meio de imagens, gráficos, filmes, esquemas e outros recursos visuais. Costumam falar muito depressa tentando expor essas imagens.
- Auditivos: falam mais devagar, de forma clara e pausada. O raciocínio é mais analítico. É preciso explicar claramente, querem ouvir uma voz convincente.
- Sinestésicos: eles precisam sentir as coisas para compreendê-las. Costumam tocar nos outros quando falam. O sentimento e o tato são importantes para eles.
Alguns falam muito devagar, sentindo cada palavra e reação das pessoas.
Uma boa maneira de usar o PNL em vendas (e na vida) é, ao se identificar o perfil de seu interlocutor, se comunicar com ele por meio desse canal preferencial.
Uma forma muito usada de se identificar esses perfis é analisar as palavras usadas pelas pessoas para descrever suas experiências.
As palavras são como “rótulos” de nossa maneira de pensar, revelando nossos modelos mentais.
Veja 3 frases que querem dizer a mesma coisa, mas pronunciadas por diferentes perfis:
- VISUAL: Logo vi que aquele produto era bom. Ficou claro para mim que ia permitir o fechamento de mais vendas.
- AUDITIVO: Escuta só: aquele produto é música para meus ouvidos, vamos trabalhar feito uma orquestra! Vai ser um estrondo de vendas.
- SINESTÉSICO: Até me arrepio de pensar naquele produto! Só de pôr a mão nele senti que era macio e anatômico, ideal para tocar os nossos clientes.
- É claro que estas frases exageraram muito na caracterização dos perfis. Mas são uma maneira bem didática de você entender como identificá-los no dia a dia.
Nas próximas postagens iremos abordar outras técnicas e dicas sobre a Programação Neurolinguística voltada para vendas!
Formado em Gestão de Marketing pela Universidade Metodista de SP, possui formação como Practitioner e Master em Programação Neurolinguística pelo Instituto Paulista de PNL, Professional Life Coaching pela SLAC (Sociedade Latino Americana de Coaching).
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