30 abr Como defender um ponto de vista sem causar enfrentamentos?
Seja no trabalho, na família ou no círculo de amigos, estamos rodeados de pessoas que, por vezes, possuem opiniões diferentes das nossas. Mas isso não significa que não possamos viver em harmonia e debater as diferentes ideias.
Mas você sabe como defender seu ponto de vista de forma cordial?
Todo ponto de vista denota uma ideia de aproximação e outra de repulsão, de discordância. Por exemplo: se você defende que gosta mais de doces, está dizendo assim que gosta menos de salgado. E é assim para qualquer definição que você expõe.
Mas existe uma grande diferença entre defender uma ideia e tentar impor a sua ideia à outra pessoa. E isso é para qualquer assunto, mesmo no nosso exemplo do doce e salgado.
Você pode explicar os motivos pelos quais, na sua opinião, o doce é superior ao sabor e valor do salgado, mas, para uma pessoa que não costuma comer doces isso não fará sentido, e sua argumentação, por mais que seja embasada em diversas experiências pessoais, não convencerá a pessoa.
E é aí que mora a chave da questão. Você não precisa, e não deve, tentar impor suas ideias. Expô-las é colocá-las à prova de questionamentos, e isso é importante para o seu desenvolvimento e concretização da sua posição sobre qualquer coisa. Isso não significa que você precisa mudar de opinião, assim como não deve tentar modificar a de outra pessoa. O mais importante é que sejam avaliados os pontos de cada ideia, e ir moldando aquilo que você acredita a partir dos pontos de aproximação entre as diversas opiniões.
Podemos ter uma convivência em perfeita harmonia com nossa principal opositor de ideias se soubermos como ouvir, entender, e respeitar o que o outro tem a dizer. Simples assim.
Fundadora e Idealizadora da empresa Niké Gestão Humanista, formada em Psicologia pela Universidade Positivo, Pós-Graduada em Psicologia Organizacional pela FAE Business School, Life & Professional Coach pelo Instituto Próspera e Executive Business Coach pela Sociedade Brasileira de Coaching, ministra aulas para cursos de Pós-Graduação na área de Psicologia.
Sorry, the comment form is closed at this time.