23 set 6 melhorias que afetarão positivamente a sua empresa quando você começar a trabalhar o Endomarketing.
Quem já ouviu falar de endomarketing ou conhece alguma técnica que fará uma grande diferença na sua empresa?
Nesse novo post iremos abordar 6 melhorias que você pode começar a aplicar já na sua empresa para reduzir drasticamente o turnover e atrair profissionais altamente qualificados.
O que é o Endomarketing?
Endomarketing é uma estratégia para engajar o colaborador na empresa e uma forma de mantê-lo motivado!
Além de ser uma das maneiras mais eficazes para reduzir o turnover (índice de rotatividade de funcionários) e atrair profissionais altamente qualificados para a organização.
Qual o significado do endomarketing?
Endomarketing é uma estratégia de marketing institucional voltada para ações internas na empresa. É também chamado de Marketing Interno e visa melhorar a imagem da empresa entre os seus colaboradores, culminando em uma equipe motivada.
Estas ações são estabelecidas em conjunto, isso mesmo! Os setores de RH e Marketing!
O endomarketing precisa incentivar os colaboradores, fazendo com que eles realmente se sintam uma parte importante dentro da empresa.
Para isso, o RH e o time de Marketing precisam juntar forças e trabalhar em cima da interação do colaborador com a empresa, desenvolvendo atividades no dia a dia que resultem em uma maior motivação da equipe.
Acompanhe agora as 6 principais melhorias que a sua empresa terá ao trabalhar o Endomarketing.
- Colaboradores motivados – Sinônimo de colaborador motivado
Isso acontece quando a empresa se mostra mais aberta às ideias e melhorias que os funcionários têm a oferecer.
A motivação dos funcionários aumenta consideravelmente ao se sentirem pertencentes em um ambiente que se preocupa com a qualidade de trabalho e bem-estar.
- Otimização da produtividade – Maior entrega para a sua empresa e para os seus clientes.
A produtividade torna-se uma realidade dentro de empresas com boas estratégias de endomarketing.
Quando os colaboradores se sentem mais incentivados e satisfeitos com o seu trabalho, eles executam de uma forma melhor, com atitude mais proativa e garantindo os melhores resultados para o negócio.
- Redução do Turnover – Colaborador motivado, trabalho efetivo.
Com um contato diário com todos os processos da empresa, tornam-se mais aptos para opinar e influenciar pessoas a seu respeito de modo geral.
Por exemplo: vamos imaginar os colaboradores de um uma empresa de internet.
Quando estão satisfeitos com o trabalho e as condições dentro da empresa, eles tendem a falar mais sobre as vantagens e benefícios para seus familiares e amigos.
Isso faz com que todas essas pessoas passem a ter uma percepção diferente daquele negócio, começam a enxergar a empresa de uma forma mais humana e carismática, desenvolvendo um sentimento positivo pela instituição.
É assim que grandes empresas se destacam no mercado – por que ficar de fora?
- Colaboradores mais engajados e comprometidos com a empresa
Isso impacta diretamente na lealdade e compromisso que os funcionários desenvolvem com o lugar onde trabalham, pois sentem-se acolhidos e também pertencentes a empresa. Não é segredo que passamos mais tempo no nosso local de trabalho no decorrer da semana, o endomarketing faz com que seus colaboradores se sintam mais confortáveis, os companheiros de profissão acabam se tornando “família”. As ações voltadas diretamente para os colaboradores têm impacto muito positivo.
- A empresa passa a ter um clima organizacional mais saudável e agradável – Empresa sem fofocas (rádio peão)
Com o clima organizacional saudável, por conta do endomarketing, existem melhoras significativas quanto ao:
O fluxo de atividades que se ajusta e os processos passam a ser seguidos de forma precisa.
Isso influencia no desempenho do time e no aumento de resultados positivos, pois impacta diretamente na produtividade e nos resultados da empresa.
- Use SEMPRE o endomarketing na sua empresa
Tenha dedicação e persistência, lembre-se que as ações de endomarketing não podem ser usadas somente no momento em que a empresa passa por uma dificuldade, o planejamento de endomarketing deve ser elaborado a partir dos valores da organização e deve ser muito bem estruturado para alcançar seu objetivo.
Quando comunicamos corretamente os valores da nossa empresa, motivar seus funcionários e estabelecer ações que estimulem o sentimento de “faço parte dessa organização”, você estará saindo do ambiente de colaboradores, ou mais um número dentro da empresa, para “fãs da sua marca.”
E, lembre-se sempre: Colaboradores e clientes são os melhores porta-vozes que uma empresa pode ter.
Com as estratégias de Endomarketing que a Niké Gestão Humanista pode implantar na sua empresa, as melhoras serão altamente significativas em todos esses âmbitos abordados, pois nós temos “Um novo olhar para a sua equipe!”.
Fundadora e Idealizadora da empresa Niké Gestão Humanista, formada em Psicologia pela Universidade Positivo, Pós-Graduada em Psicologia Organizacional pela FAE Business School, Life & Professional Coach pelo Instituto Próspera e Executive Business Coach pela Sociedade Brasileira de Coaching, ministra aulas para cursos de Pós-Graduação na área de Psicologia.
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